Para prestar um serviço eficaz de socorro às vítimas de doença súbita ou acidente, o INEM disponibiliza vários tipo de serviços para diferentes tipos de situações de emergência médica. Assim sendo, o INEM tem em funcionamento:
|
CODU – Centro de Orientação de Doentes Urgentes
|
Os Centros de Orientação de Doentes Urgentes são Centrais de Emergência Médica responsáveis pela medicalização do Número Nacional de Socorro “112”. Na prática são transferidos para os CODU os pedidos de socorro efectuados por aquela via, referentes a situações de urgência ou emergência na área da saúde. O seu funcionamento é assegurado ao longo das 24 horas do dia por uma equipa de profissionais qualificados (médicos e operadores) com formação específica para efectuar o atendimento, triagem, aconselhamento, selecção e envio de meios de socorro.
Compete aos CODU atender e avaliar no mais curto espaço de tempo os pedidos de socorro recebidos, com o objectivo de determinar os recursos necessários e adequados a cada caso. Para o efeito os CODU dispõem de um conjunto de equipamentos na área das telecomunicações e informática que permitem coordenar e rentabilizar os meios humanos e recursos técnicos existentes.
Os CODU coordenam e gerem um conjunto de meios de socorro (ambulâncias de socorro, viaturas médicas e helicópteros) seleccionados com base na situação clínica das vítimas, com o objectivo de prestar o socorro mais adequado no mais curto espaço de tempo. Ou seja seleccionam e mobilizam de forma criteriosa os recursos necessários a cada caso. Os CODU asseguram ainda o acompanhamento das equipas de socorro aquando da sua actuação no terreno e, de acordo com as informações clínicas recebidas, é ainda possível seleccionar e preparar a recepção hospitalar dos doentes, com base em critérios clínicos, geográficos e de recursos da Unidade de Saúde de destino. O INEM tem quatro CODU em funcionamento, em Lisboa, Porto, Coimbra e Algarve.
|
|
CIAV – Centro de Informação Antivenenos
|
O Centro de Informação Antivenenos (CIAV) é um centro médico de informação toxicológica. Presta informações referentes ao diagnóstico, quadro clínico, toxicidade, terapêutica e prognóstico da exposição a tóxicos – humanas e animais – e de intoxicações agudas ou crónicas. Fornece esclarecimentos sobre efeitos secundários dos medicamentos, substâncias cancerígenas, mutagénicas e teratogénicas.
O CIAV presta um serviço nacional, cobrindo a totalidade do país. Este serviço é assegurado por médicos especializados, 24 horas por dias, sete dias por semana, que atendem consultas de médicos, outros profissionais de saúde e do público em geral. O CIAV colabora também no ensino de toxicologia clínica, acções de prevenção e feitura de estudos.
|
|
CODU-MAR – Centro de Orientação de Doentes Urgentes para situações ocorridas no mar
|
O Centro de Orientação de Doentes Urgentes–Mar (CODU–Mar) tem por missão prestar aconselhamento médico a situações de emergência que se verifiquem a bordo de embarcações (inscritos marítimos). Uma equipa de médicos garante, 24 horas por dia, respostas a questões como os cuidados a prestar, formas de proceder e terapêutica a administrar. Se necessário, o CODU-Mar pode accionar a evacuação do doente e organizar o acolhimento em terra e posterior encaminhamento para o serviço hospitalar adequado.
|
|
Recém-Nascidos – Sub-sistema de Transporte de Recém-Nascidos de Alto Risco
|
O Sub-Sistema de Transporte de Recém-Nascidos de Alto Risco, a funcionar no INEM desde 1987, é um serviço que permite a prestação de socorro de emergência a recém-nascidos em situação de risco e prematuros, permitindo transportá-las para hospitais onde existam unidades de Neonatologia. As ambulâncias deste Sub-Sistema dispõem de um médico especialista, um enfermeiro e um motorista, estando dotadas com o equipamento necessário para estabilizar e transportar o recém-nascido, utilizando tecnologia semelhante à existente na unidade de cuidados para onde a criança vai ser transportada, bem como com um sistema autónomo de telecomunicações que permite um contacto permanente entre a equipa da ambulância e o hospital. Este serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias do ano.
|
|
Porque entre a vida e a morte cada minuto conta, o INEM trabalha ao segundo. Para acorrer com rapidez e eficácia às múltiplas situações na área da emergência médica, o INEM dispõe dos seguintes meios:
– Ambulâncias de Emergência
– VMER – Viatura Médica de Emergência e Reanimação
– Helicopteros de Emergência Médica
|